domingo, 12 de março de 2017

Toureio a pé em destaque no Festival da Rádio Campanário

Vê-se tão pouco toureio a pé em Portugal que, quando aparece num cartel, é quase um acontecimento. Aquilo que devia ser normal e que aos poucos se vai perdendo. O grande Manuel dos Santos, manteve durante anos os espectáculos mistos e eram um êxito.

A Rádio Campanário teve esse mérito ao incluir a componente do toureio a pé no seu festival e, o resultado, não defraudou os aficionados ao toureio eterno. Ao toureio de Pedro Romero, Guerrita, Gallito, Belmonte ou Manolete e que chegou aos dias de hoje com um grande naipe de figuras do toureio e jovens promessas. Assumo que foi esta a componente que me levou a Vila Viçosa.
Logicamente que defendo o toureio à portuguesa, quando ele não é repetitivo, ou cópias de cópias. Quando é puro e personalizado...

Saíram para a lide a cavalo exemplares de Maria Guiomar Cortes Moura, Calejo Pires, Romão Tenório e de Pedro Gutierrez "Nino de La Capea (que esteve presente) o encaste Murube. Para a lide a pé foram três os exemplares de Manuel Calejo Pires (encaste Domecq). Nos lidados a cavalo, destaque para o de Romão Tenório (que permitiu volta ao ganadeiro de Arronches) e de Capea, lidado por Leonardo Hernández.
Rui Fernandes esteve por cima das condições de lide do exemplar de Maria Guiomar Cortes Moura. O seu conhecimento do touro e dos terrenos, permitiram a Rui Fernandes uma lide em que não houve grandes momentos de toureio a cavalo mas, a actuação asseada, que nestas condições é o que se impõe.
Manuel Telles Bastos teve que se aplicar, para contrariar as dificuldades do encastado mas com complicações exemplar, da Herdade dos Cabreiros, com a divisa de Manuel Calejo Pires. Sacou da “escola da Torrinha” e sobrepôs-se às dificuldades, deixando um ou outro ferro a merecer os aplausos do conclave, sem poder atingir grandes momentos.
João Moura Jr. recebeu
 o de Romão Tenório, dobrando-se bem, que de início foi "andarín", não com o tranco característico dos murubes mas, incomodativo porque não se fixava. Porfiando João Moura Jr. conseguiu que o seu antagonistas se templasse, permitindo-lhe uma lide com ferros frontais, com entrada ao pitón contrário, remates toureiros e os galopes a duas pistas. Uma lide que chegou ao público pela entrega final do de Romão Tenório e pela actuação do de Monforte, que permitiu no final volta à arena ao cavaleiro, ganadeiro e forcado.
Leonardo Hernández, deixou dito na arena da Praça de Vila Viçosa porque é um dos três rejoneadores mais importantes do país vizinho. Raiou a grande altura na lide do bom exemplar de Pedro Capea.
Um toureio variado, preocupando-se em citar e colocar os ferros de frente, com verdade e sempre bem rematados. Veio depois a parte do rejoneo com as levadas da montada, a colocação das bandarilhas curtas e a rosa, com desplantes da montada na cara do novilho. Leonardo deixou grandes expectativas para o mano-a-mano com Diego Ventura em Madrid.
Na lide a pé, o novilho com menos condições foi o de Uceda Leal, que veio substituir o anunciado Ortega Cano. Excelente com o capote, acabou por submeter o de Calejo Pires na sua muleta, em que o novilho saia com a cara por cima do estaquilhador.
Tinha muitas teclas para tocar o segundo da mesma divisa e lidado por Morenito de Aranda, um toureiro que o público de Madrid admira. Poderoso com a muleta aos poucos foi embarcando o novilho que acabou por humilhar, não podendo apertar muito no baixar a mão por estar escasso de forças. Morenito toureou para ele, sentiu-se e transmitiu isso ao aficionado mais atento.
Igualmente o terceiro e último da tarde/noite que tocou a Manuel Dias Gomes, tinha os seus problemas embora nobre. Manuel esteve variado com o capote lanceando por Chicuelinas e Lopezinas. Na muleta foi uma faena de menos a mais. Na parte final com o novilho mais templado, esteve centrado e assente. Sacou muletazos por ambos os pitóns mas, os naturais tiveram um sabor especial, com o toureiro abandonado e repousado.
Os Forcados de Évora (uma pega à primeira e outra à segunda) e Académicos de Elvas (uma à primeira e outra à terceira) não tiveram grandes problemas nas pegas.
Dirigiu Agostinho Borges e registou-se meia casa forte, perto dos três quartos, em tarde de sol mas muito fria.
























Sem comentários:

Enviar um comentário