sexta-feira, 4 de março de 2011

O encontro casual com uma figura do toureio...

O maestro Manolo Cortés com o novilheiro David Silveti
(Foto-Planeta dos Touros)

A região do norte alentejano é uma zona agrícola e ganadeira. Não é por isso difícil nesta época em que os toureiros preparam as suas temporadas, depararmo-nos com alguns deles que por aqui andam a fazer tentaderos.
Numa destas tardes, em Monforte, no Restaurante “Contra Barreira”, do bandarilheiro Hugo Silva, fui encontrar um dos toureiros que muito admirei. Tratou-se de Manolo Cortés, o toureiro de Gines, intérprete de um toureio de perfume sevilhano, de fino corte e duende.
Estivemos a conversar e recordámos tardes suas que eu presenciei, em especial em Feiras de Sevilha, nos anos setenta/oitenta, onde era figura indispensável nos cartéis de Deodoro Canorea.
Falámos também de uma extraordinária tarde sua em Vila Franca, em que inundou o ruedo da Palha Blanco com o seu toureio de muitos kilates.
Estava Manolo Cortés acompanhado pelo novilheiro mexicano David Silveti (que esta temporada actua no Campo Pequeno) e estiveram na fina Dª Ana, de Luís Garzón (antes propriedade de João Moura), aqui em Monforte.
Depois da conversa, Manolo Cortés e David Silveti pousaram para a foto e ficaram agradados com o facto de puderem chegar aos aficionados através deste blogue.

Manuel Cortés de los Santos

Nascimento: Gines 11/06/1949
Primeiro festejo sem cavalos em Santisteban del Puerto a 8 de Setembro de 1965 com Carnicerito de Úbeda.
Debutou com cavalos na temporada de 1966, em Cortegana, a 10 de Maio. Festejo misto com Alvaro Domecq e Rafael Romero. Novilhos de Campos Peña.
Toureou 25 novilhadas em 1966 e 25 em 1967.
A primeira cornada surgiu em Castellón em 1967 a 28 de Maio.
Alternativa: Valencia 14/03/68; Cartel: Antonio Ordóñez, Diego Puerta e Manolo Cortés. Touro da alternativa: “Reventador”. Ganadería de Urquijo.
Confirmação: Madrid 14/05/1968. Cartel: Antonio Ordóñez, Miguelín e Manolo Cortés. Ganadería de Urquijo.

Sem comentários:

Enviar um comentário